Dúvidas Frequentes

Abaixo temos algumas das perguntas mais freqüentes feitas por nossos pacientes relacionados à odontologia.  Se você tem outras perguntas pode encaminhá-las pelo nosso endereço eletrônico  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou se deseja agendar uma consulta,  entre em contato pelo Tel.:(11) 2822.8668 ou Cel.:(11) 98522.4444 (atendimento 24hs).

Perguntas mais frequentes:

O que é a Cárie dental?

A cárie dentária é uma doença multifatorial, infecciosa e que ocorre bilateralmente na boca do indivíduo afetando os tecidos mineralizados dos dentes. As cáries ocorrem somente quando temos a interação do elemento dental, substrato (alimento) e dos microorganismos( bactérias), tudo isto em um determinado tempo.

O que é a Placa Bacteriana?

A placa bacteriana é uma película esbranquiçada que se deposita sobre os dentes, composta de bacterias, resíduos alimentares e saliva, que hoje em dia é chamada de biofilme bucal.

O que é o Tártaro?

É a placa bacteriana endurecida pela precipitação dos sais minerais na saliva. Tal como na placa bacteriana, no tártaro existe uma abundante presença de bactérias e para que se remova da boca do paciente é necessário que se realize um tratamento especializado chamado de tratamento periodontal. A remoção do tártaro faz-se hoje com os recursos tecnológicos que vão da utilização do ultra-som, jato de profilaxia e de instrumentos manuais com corte chamados de curetas.

É normal que as gengivas sangrem?

Não, o sangramento gengival é o indicativo da existência de uma gengivite, ou seja, uma inflamação das gengivas, que habitualmente está associada á presença da placa bacteriana; na qual a gengiva apresenta-se inflamada, avermelhada e sangrante.

Como tratar o mau-hálito (halitose)?

A causa do mau-hálito pode ter uma grande variedade de fatores. Em alguns casos está ligado ao acúmulo de placa bacteriana sobre a língua o que chamamos de saburra lingual, que deve ser removido com escovação da língua. Porém na maioria dos casos pode ser um indicativo de doenças na boca, como periodontite, cáries e até do câncer bucal. Existem doenças do trato digestivo que também podem causar mau hálito.

Como posso saber se tenho câncer bucal?

Realize um exame na sua boca, na face e no pescoço e procure por manchas, lesões brancas, aumento de volume ou outras feridas que demoram mais de 14 dias para curar. Qualquer sintoma deve ser comunicado imediatamente ao seu dentista. Para se prevenir evite o consumo exagerado e freqüente de álcool e fumo.

Para quem é indicado o uso de escovas elétricas?

O uso de escovas elétricas é recomendado para crianças na fase de treinamento de escovação, em pacientes com síndromes ou com dificuldades de escovação, pacientes idosos, pacientes que sofreram algum tipo de acidente no braço ou que dificulte a sua destreza manual,  pois elas podem remover facilmente a placa bacteriana.

Quando escovar os dentes?

Sempre após as refeições e principalmente à noite, antes de se deitar.

Qual é a melhor escova dentária?

A melhor escova é a de cerdas com dureza ultra-macia e macia geralmente de cabeça pequena e que alcance todos os dentes da boca. Utilize associado a escova dentária uma pasta de dente que contenha flúor na sua composição.

É importante usar o fio dental?

Sim. Todos os dentes de nossa boca possuem 5 lados expostos e todos eles tem que ser limpos para evitar o acúmulo de placa bacteriana e conseqüentemente, as doenças que podem surgir.

O que é implante osseointegrado?

É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade universal. São normalmente parafusos de titânio colocados em áreas sem dente e que apresentam capacidade de exercer as funções mastigatórias e funcionais de maneira semelhante aos dentes naturais. Normalmente é colocado em duas etapas: uma para a inserção do implante de titânio propriamente dito e outra, alguns meses após, para a colocação de dispositivos que suportarão as próteses sobre estes implantes.

Qual a chance de um implante dar certo?

Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 97%. Este índice de sucesso é uma média e não vale igualmente para todas as regiões da boca.

Existe alguma coisa de mágico no titânio dos implantes?

O titânio é um material utilizado em ortopedia há muitas décadas que não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica, assim como outros metais da mesma família. O sucesso do implante de titânio depende do planejamento da técnica cirúrgica correta, um período de cicatrização ideal para cada caso e principalmente da confecção de uma prótese a ser instalada sobre o implante. Este protocolo para realização dos implantes possui minúcias que não podem ser desprezadas, e um profissional competente e bem treinado pode alcançar excelentes resultados.

Em relação à capacidade de mastigação, vai melhorar após a colocação de implantes?

Os implantes apresentam resultados funcionais muito superiores aos obtidos por dentaduras e próteses removíveis. Os pacientes que usam dentadura há muito tempo e colocam implante sentem uma diferença muito significativa.

Um dos meus dentes já teve o canal tratado, mas ainda sinto uma leve sensibilidade nele, o que pode estar acontecendo?

É possível que ainda exista contaminação na parte final da raiz do dente. Isto pode ter ocorrido por um tratamento insatisfatório ou por uma reinfecção do dente. Nestes casos um retratamento do canal deve resolver o problema. Em outros casos pode ainda haver uma fratura do dente em questão, o que requer a extração do dente.Também o dente pode estar sofrendo uma sobrecarga oclusal o que pode também gerar esta sensibilidade.

Faz alguns anos eu bati o meu dente e ele ficou escuro, por que isso ocorreu e como posso tratá-lo?

Em um dente que sofre trauma, uma hemorragia interna do dente pode ocorrer, que acaba por manchá-lo com os sais de ferro que vem da hemoglobina do sangue. Pode também haver a formação de uma camada adicional de dentina dentro do dente que é mais amarelada. Nesses casos pode ser necessário realizar o tratamento de canal do dente. Em outros casos um clareamento dental interno pode resolver o problema.

Sinto muita sensibilidade em meus dentes quando tomo água gelada, ou com o ar, qual o meu problema?

Muitas vezes esse tipo de sensibilidade é causado por retrações gengivais que expõem o colo ou até a raiz do dente. Devemos avaliar o seu caso para determinar-mos a melhor conduta a seguir.

Sinto um barulho e/ou dor no ouvido quando mastigo ou abro a boca?O que devo fazer?

Pode existir um problema grave na articulação de seu maxilar que deve ser examinado.Devemos avaliar o seu caso para determinar-mos a melhor conduta a seguir.

VANTAGENS DO
HOMECARE ODONTOLÓGICO

A Odontologia tem mudado muito nos últimos anos e hoje encontramos uma realidade bastante diferente. Com os avanços da tecnologia e de novos medicamentos, as pessoas estão vivendo cada vez mais e desta forma a necessidade de um atendimento odontológico especializado, diferenciado e moderno é cada vez mais necessário. Este atendimento odontológico deve focar o paciente como um todo e não somente os seus dentes.

Dentro dessa nova realidade, o Homecare Odontológico surgiu como uma opção para todos aqueles pacientes que possuem dificuldades para ir até um consultório. O Homecare Odontológico trás inúmeras vantagens para os pacientes, sendo a comodidade uma das maiores vantagens, pois o paciente não tem que passar pelo estresse da locomoção até o consultório, o que para muitos pode até impedir o seu acesso ao tratamento.

Já foi comprovado que existe uma melhora na autoestima dos pacientes após o tratamento odontológico o que ajuda na sua recuperação; além das melhorias diretas na sua saúde sistêmica muitas vezes debilitada.

Não podemos esquecer que o tratamento odontológico ainda hoje gera muito estresse aos pacientes e o ambiente do consultório ajuda em muito a aumentar a sua ansiedade antes e durante a consulta. Este estresse é minimizado quando a consulta é realizada na casa do paciente, em ambiente conhecido e acolhedor para eles.

Os tratamentos realizados no local de sua escolha terão a mesma qualidade do que os tratamentos realizados em um consultório odontológico convencional, devido a utilização de equipamentos odontológicos modernos e com tecnologia utilizados pelo Homecare Odontológico.

Com isso, podemos realizar os mais diversos tratamentos como pode se verificar na sessão Nossos Serviços.